MBA em Empreendedorismo Tech e Startups
Prepare-se para empreender, implantar e liderar startups e empreendimentos baseados em tecnologia, apropriando-se das técnicas e melhores práticas do empreendedorismo digital, desde a concepção até o pitch para investidores em rodadas de negócio.
- INFORMAÇÕES DO CURSO
- 9 meses
Carga-horária de 360 horas distribuídas entre 8 disciplinas ao vivo (1 sábado por mês) e 4 disciplinas online (no seu tempo)
- Prática e mentoria
Durante os encontros ao vivo, o seu professor desenvolve práticas assistidas voltadas ao seu projeto
- Estudos de caso
Você vai conhecer e discutir casos de sucesso e de fracasso diretamente com seu professor e colegas de turma
- Projeto Aplicado
O curso é orientado a um projeto e você pode trazer a sua realidade para dentro dele
Como funciona este curso?
Tudo o que você precisa para se desenvolver 🚀
01
Aprendizagem baseada em projetos (PBL)
Você conclui seus estudos com um projeto desenvolvido por você e/ou sua equipe, podendo direcioná-lo à realidade de sua empresa ou instituição. A construção deste projeto é gradativa de acordo com o aprendizado dos conteúdos que são ministrados ao vivo (1 sábado por mês) e nas disciplinas online disponibilizadas para você estudar quando, onde e como preferir, com o acompanhamento de uma tutoria ativa para esclarecer suas dúvidas.
02
Aulas ao vivo e gravadas
O curso oferece aulas ao vivo durante um sábado por mês, onde você pode esclarecer suas dúvidas diretamente com o seu professor, além de contribuir com discussões acerca do projeto e dos estudos de caso. Mas se você não puder assistir a essas aulas ao vivo, não se preocupe. Elas ficarão gravadas em seu ambiente virtual de aprendizagem. Das 12 disciplinas do curso, 8 delas envolvem aulas ao vivo e conteúdo online, enquanto 4 outras ficarão disponíveis apenas para estudo online.
03
Gran finale
Ao término do curso, você deverá apresentar o seu projeto em um pitch de até 10 minutos, além de um relatório em forma de artigo científico. Este é o Gran Finale, um momento especial para coroar a sua formação e estabelecer um forte network com seus stakeholders.
EXPLORE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO RICA
O que você vai
aprender?
Guiamos você de forma detalhada e especializada, levando do nível inicial ao avançado com conteúdo profundo e especializado.
- +360 horas
- Projetos
- Desafios
Disciplinas com aulas ao vivo (240h)
1º Mês
Planejamento e Implantação de uma Startup
- Conceituação e classificação das startups: edtechs, fintechs, healthtechs, etc
- Quais são e como funcionam os melhores ecossistemas e parques tecnológicos para suprir as necessidades básicas de uma startup
- As etapas que compõem a fase de planejamento de uma startup
- As etapas de implantação de uma startup
2º mês
Gerenciamento do Produto de uma Startup
- Ciclo de vida e de inovação do produto ou serviço de uma startup
- Posicionamento do produto em meio ao ecossistema e ao seu público-alvo por meio das técnicas e ferramentas do marketing digital
- Estratégias de vendas e de e-commerce, de modo a maximizar os resultados comerciais dos produtos e serviços de uma startup
- Os melhores canais de distribuição para o escoamento dos produtos e serviços, buscando parceiros comerciais e serviços economicamente sustentáveis
3º mês
Gestão de Talentos em uma Startup
- Perfis de sócios para agregação de valor ao negócio, considerando os aspectos legais e estratégicos na estruturação societária da startup
- Políticas de gestão de pessoas de modo a atrair talentos que venham a agregar valor à startup, selecionando esses talentos por meio de ferramentas de análise comportamental
- Adoção de políticas gerenciais e atitudinais que propiciem a liderança de pessoas talentosas e inovadoras
- Técnicas de gestão por competência para desenvolver equipes de alta performance
4º mês
Cuidando da Infra e dos Processos
- Seleção e implantação de soluções tecnológicas que facilitem as comunicações, o gerenciamento de documentos, a gestão contábil e financeira, a administração de pessoal e outros processos gerenciais da operação da startup como um todo
- Alternativas de incubação e aceleração da startup, de modo a minimizar custos e elevar o nível de competitividade do negócio
- Terceirização da mão de obra e dos serviços relacionados à área meio, buscando as melhores alternativas em termos de custo-benefício
- Estruturação da startup para atração de investimentos, montando um business plan e apresentações persuasivas para pitches
5º mês
Capital de Risco e Investidores-Anjo
- Etapas do processo de captação de capital de risco
- Classificação dos diferentes tipos de investidores (anjo, seed, venture capital) e suas expectativas
- Como preparar material de apresentação e participar de um pitch de forma convincente para atrair e captar investidores
- Técnicas de negociação para fechar acordos de investimento vantajosos
6º mês
Estruturando um Projeto Scrum
- O perfil típico dos membros de um time de projetos de software aplicáveis ao método Scrum
- Quem é, e qual o papel do product owner
- Os membros de um time de desenvolvimento, seus conflitos e principais indicadores do projeto relacionados aos recursos humanos
- O papel do facilitador e do líder de um projeto (Scrum Master)
7º mês
Gerenciando Projetos Ágeis por Sprints
- Conceito e principais tipos de interação humano-computador em interfaces digitais
- Condução de uma reunião produtiva de time Scrum
- Técnicas de revisão nas sprints de um projeto Scrum
- Retrospectiva das sprints em um projeto Scrum
8º mês
Backlog, Incremento e Transparência no Scrum
- Requisitos de escopo para o produto em desenvolvimento por meio de backlogs
- Lista de afazeres de uma atividade por meio de sprint backlogs
- Incrementos no produto de forma interativa
- Definição de “pronto” para gerar transparência no artefato
9º mês
Projeto de Conclusão do Curso
- O tema do projeto de conclusão deste curso será o Lançamento de uma Startup Tech. Um projeto prático que desafia os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos para planejar, desenvolver e apresentar um projeto de startup tecnológica, incluindo análise de mercado, plano de negócio, protótipo de produto e estratégia de lançamento.
Evento Gran Finale - 9º mês
O evento Gran Finale acontece ao final dos nove meses, marcando o ápice de sua jornada acadêmica. Você aplicará o conhecimento adquirido nas aulas em um projeto prático, destacando-se com apresentações de impacto. Uma experiência transformadora, celebrando seu crescimento e preparando-o para novos desafios. Esteja pronto para brilhar no seu projeto de Conclusão de Curso!
Disciplinas Online (80h)
A
Registro de Marcas, Patentes e Desenhos Industriais no Brasil e no Mundo
- Tratados internacionais da OMPI e TRIPs (OMC) no contexto do direito da propriedade intelectual no Brasil
- Definição de patente à luz do direito da propriedade intelectual, e o rito processual de seu registro em nível nacional e internacional
- Conceito de marca à luz do direito da propriedade intelectual, e o rito processual de seu registro em nível nacional e internacional
- Conceito de desenhos industriais à luz do direito da propriedade intelectual, e o rito processual de seu registro em nível nacional e internacional
b
Fundamentos da Inovação
- Conceito e definições sobre inovação
- Os principais tipos de inovação
- A capacidade tecnológica e sua aplicabilidade no processo de inovação
- A capacidade de criar e compartilhar conhecimento para a inovação
C
Competitividade
- Fatores preponderantes e estratégicos para a promoção da competitividade
- Relação entre competitividade e qualidade
- Importância da gestão de processos para a competitividade
- Competitividade e a gestão das competências
D
Modelos de Gestão da Inovação
- Definição de gestão da inovação e a sua aplicabilidade
- O modelo radar da inovação
- Modelo de gestão estratégica da inovação
- Modelo de inovação aberta
Revolucione sua carreira
Antes de avançar deixe-nos saber com quem estamos falando 😉